domingo, 19 de julho de 2015

5 mentiras sobre mídias sociais com foco em negócios

Nos últimos anos, as mídias sociais ganharam maior destaque nas estratégias das empresas no que tange à divulgação de seus produtos e de suas marcas. 



As empresas descobriram que esta divulgação numa comunidade virtual pode ser mais eficaz do que um anúncio em outros meios de comunicação. Além disso, as mídias sociais servem como importante ferramenta de marketing de relacionamento.
Como as experiências que os consumidores compartilham nas mídias sociais são cada vez mais utilizadas nas decisões de compra de outros potenciais clientes, monitorar as opiniões que circulam sobre seus produtos nas redes sociais e responder rapidamente às críticas veiculadas nestes canais permitem às empresas manterem sua reputação no mercado, assim como evitam maiores prejuízos às suas marcas.
mentirasemmidiassociais
Em algumas conversas com as pessoas que desejam iniciar atividades na mídia social com metas corporativas, pude detectar uma série recorrente de preconceitos que nós temos que explicar e desarmar. São pequenas mentiras que tem que ser banidas antes de entrar nas mídias sociais com foco em negócios. Aqui estão as cinco mais comuns:

Mentira 1

É obrigatório ter perfis no Facebook, Twitter, Google +, Pinterest, Instagram Linkedin, etc. Poderia ser uma lorota. Ou seja, é obrigatório ter esses perfis se os mesmo se encaixarem em nossa estratégia social e, se eles atenderem as metas estabelecidas. A clareza dos objetivos nos dará clareza na seleção de ferramentas. E não vice-versa.

Mentira 2

Estar em Mídia Social é gratuito. Temos aqui um grande erro, a estrutura de trabalho de uma organização em Social Media tem um custo de tempo dedicado a gestão e na execução da atividade. Além disso, muitas das ferramentas avançadas que nós utilizaremos, obriga-nos a contratar algumas de suas taxas de inscrição para fornecer os serviços necessários, pois com a oferta gratuita não será suficiente. Uma dica a mais se mídia social é tão barato, por que um Tweet promoted custa U$120 mil dólares?

Mentira 3

Mídias sociais são apenas para pessoas do Marketing. Aqui duas coisas devem ser claras. O primeiro é que o marketing é um dos elementos de transformação das organizações, é estratégico. Por isso o marketing atende toda a organização. E segundo, nas mídias sociais podemos desenvolver estratégias de apoio às vendas, recrutamento e seleção… E, nesse sentido, são as áreas envolvidas nos processos que deverão estar envolvidas ativamente.

Mentira 4

Todas as organizações devem estar em mídias sociais. Infelizmente, se a sua organização não promover os valores mínimos de transparência, participação e inclusão não se deve adotar iniciativas Corporativas nas Mídias Sociais, seja internamente (comunidades de funcionários) ou externos (clientes e comunidades com a rede social).

Mentira 5

Os Efeitos das mídia social são imediatos. Bem, às vezes sim e às vezes não. Em alguns setores o efeito é rápido e outros lentos. Não a mesma coisa em B2B e B2C… Enfim, há tantas variáveis ​​que eu aconselho, mais uma vez, a definir a estratégia, definir os objetivos a curto, médio e longo prazo das ações, medir o resultado e ir adaptando o plano. É preciso ser paciente, afinal, construir relações fortes que ajudem a nossa organização e nós mesmos levam tempo.
Fato é que há ainda bastante dificuldade em se converterem os resultados da utilização das mídias sociais em valor para a empresa, uma vez que suas métricas estão mais fundamentadas em indicadores operacionais, e não estratégicos ou financeiros. Métricas mais generalistas auxiliariam, portanto, organizações a explorar de forma adequada as redes sociais.

Sem comentários:

Enviar um comentário